Pesquisar este blog

domingo, 20 de outubro de 2013

APRILIA UMA HISTÓRIA OU UM SONHO?

     Hoje vou falar sobre uma marca de moto que me relembra muito minha juventude, quando eu sonhava nas esportivas e sempre tinha como sonho uma Aprilia, seus modelos mais comercializados no brazil, tinha baixa cilindrada e porte esportivo, chegando a acompanhar motos de 125cc na estrada.
     A marca Italiana possui grandes fãns e adeptos da adrenalina, que corre na veia em sua tocada competitiva e sensação de estar em uma pista de Moto GP.
História da Aprilia

     Sua história começou logo após a Segunda Guerra Mundial, em meados da década de 1940, quando Cavaliere Alberto Beggio fundou uma fábrica de bicicleta na pequena cidade de Noale, província de Venezia na Itália, hoje em dia com pouco mais de 15.000 habitantes.
     Em 1968, quando o filho de Alberto, Ivano Beggio, assumiu o controle da empresa, logo percebeu que bicicletas não teriam muito futuro. Junto com 12 colaboradores, construiu a primeira motocicleta APRILIA, nas cores azul e dourada com 50cc de potência. Os primeiros modelos, mini-scooters com rodas de pequeno diâmetro, produzidos pela marca foram batizados de Daniela e Colibri, mais esportivo e aerodinâmico, mas que obrigava o piloto a adaptar-se a uma posição desconfortável.


A moto que mais se destacou foi a Scarabeo cruz ciclomotor 1970, e Nem assim estes produtos deixaram de fazer sucesso.


     Em 1975 teve lugar a apresentação da primeira corrida Aprilia com aspirações de vitória. O primeiro título veio em 1977, no campeonato italiano nas categorias 125 e 250.
   O início da década de oitenta foi um período de grande crise. No entanto, Aprilia tornou-se um laboratório de idéias e projetos que levaram ao seu reconhecimento internacional ao longo dos anos.
     A partir de 1985, começou a surgir ótimos pilotos e os famosos campeões das últimas temporadas têm viajado a estrada do sucesso sobre o banco de uma Aprilia, campeões mundiais como Biaggi, Capirossi, Gramigni, Locatelli, Sakata, Rossi, Poggiali, Lorenzo.
     Durante os anos noventa, decisivamente Aprilia introduzido no domínio dos veículos para a mobilidade urbana. Mais uma vez, a criatividade e provou anticonvencionalismo como as chaves para o sucesso. Tudo começou com a primeira moto totalmente de plástico, o Amico, de 1990.


     Desde o final de 2004, a Aprilia faz parte do Grupo Piaggio (com Roberto Colaninno como presidente e diretor), que tem sido proposta como empresa de Noale e objetivo de reforçar a sua posição de liderança nos segmentos de mercado de motocicletas e scooters.
     A expansão da indústria de scooter, com a ampliação e renovação da gama de Scarabeo, chegando até as 500cc, é acompanhada pela produção de motocicletas, com fortes conceitos técnicos, estilísticos e inovação, como a Aprilia Shiver 750, a primeira motocicleta do mundo equipado com controle eletrônico de aceleração ride by wire, ou a Mana 850, a primeira motocicleta a ser lançado equipado com uma transmissão automática controlada eletronicamente totalmente revolucionário.

Shiver 750

Mana 850

     No segmento off-road, a principal vocação da marca no domínio da concorrência, têm causado uma nova sensação as Aprilia de 450cc e 550cc de dois cilindros e altíssimo desempenho.



     Em 22 de fevereiro de 2008 Aprilia introduzido pela primeira vez na linha RSV4 RACE MACHINE: 4 cilindros, cilindrada de 1.000cc e uma potência de 200 cv na versão de competição. A nova moto, lançada em 2008 - é quem sinaliza o retorno da Aprilia ao Campeonato Mundial de Superbike a partir da temporada de 2009.


     A criação da RSV4 constitui nas estratégias que a Aprilia visa na sua participação no esporte de elite do motociclismo, graças ao departamento de competição de Noale.
     Entre 1991 e 2003, a marca conquistou 24 títulos mundiais em competições de motociclismo, acumulando em sua história 40 títulos mundiais, sendo 33 em Moto GP atualmente sendo 45 campeonatos do mundo, dos quais 38 correspondem ao Moto GP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário