Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DICAS DE VIAGENS LONGAS



Vou colocar algumas dicas de como se preparar para uma longa viagem, me baseando em minhas próprias experiências.
Viajar de moto nem sempre exige um bom planejamento prévio, mesmo se for uma viagem “solo”. É bom traçar os roteiros e providenciar os documentos, pegue dicas de quem já passou por ali, elas são preciosas e você poderá precisar em algum momento. Leia, pesquise sites e blogs, veja vídeos de viagens. A pesquisa é tão legal quanto a viagem, te empolga e motiva a não desistir da trip.

ALIMENTAÇÃO

Alimente-se bem, lembrando que qualidade não significa quantidade. E cuidado com o que vai comer e experimentar ! É uma viagem de moto, você nunca sabe onde um mal estar pode te pegar, além dos banheiros sujos, etc.
Hidratação é o fundamental, muito cuidado com a desidratação.  Tenha sempre uma garrafa de água na moto.  Beba água o tempo todo.

BAGAGEM

Se fizer uma viagem internacional, leve adaptador de tomada universal.
Cartões de memória adicionais para sua câmera fotográfica, pilhas adicionais e pen-drives.
Cabos da câmera para transferir as fotos para o seu netbook ou usá-las em lan houses.
E o mais importante: quando achar que já terminou a sua bagagem, tente cortar tudo pela metade!

COMBUSTÍVEL

Procure abastecer quando o tanque chegar à metade. Conte com o imprevisto. Um galão extra não faz mal a ninguém. Eu procuro abastecer a cada 100km, mas em viagens, já passei trechos de 200km sem ter como abastecer, então se prepare para uma autonomia de 250km.

CUIDADOS PESSOAIS

Não basta a revisão na moto. Cuide-se, veja se é necessário atualizar alguma vacina, como febre amarela se for pra Bolívia e Peru.
Faça uma lista de remédios e primeiros socorros e consulte seu médico: antiinflamatórios, curativos e outros que você costuma usar.

EQUIPAMENTOS

Equipamentos para a moto: uma infinidade!  Depende de você… desde o tradicional GPS com mapas Tracksource e Mapear até um aparelho eletrônico para medir temperatura ambiente e umidade. O principal é levar um bom jogo de ferramentas.

MOTO

Faça uma revisão geral na moto antes da aventura e verifique se os pneus irão sobreviver até o fim da viagem. Na dúvida, ou troque-os por novos ou se programe para troc-alos no caminho.
Prepare-se para o pior (sem ser pessimista!): óleo de motor, filtros, lâmpadas, fusíveis, cabos, vela de ignição e o que mais seu mecânico de confiança lhe recomendar antes da viagem.
Conheça a mecânica básica da sua moto. Quantos litros de óleo no reservatório, qual a capacidade do tanque incluindo a reserva, pressão dos pneus com e sem bagagem, tipos de combustível aceitáveis. Enfim, previna-se pelo menos de contratempos menores.
Calibre o pneu a cada todos dias, de preferência antes de começar a jornada e sempre observe o nível de óleo.

PILOTAGEM

Não é aconselhável pilotar de noite, tente viajar entre oito da manhã e seis da tarde, evitando se manter na estrada quando anoitecer. À noite tudo é mais perigoso. Em todos os sentidos.
Prepare-se para tomar chuva. Leve capa e polaina/galocha. Se estiver uma tormenta, procure um posto, tome uma água e relaxe. Não há porque ter pressa.
Fique atento às leis locais. Conheça a legislação, você acha na internet. Mais que isso, conheça os sinais dos carros. Na Argentina pisca para a esquerda significa “ultrapasse” ao contrário do Brasil. E carros que te dão farol no sentido contrário, não estão avisando que há polícia adiante. Estão apenas te saudando.
Se você é um piloto que se cansa aos 500km, planeje sua viagem para trechos de 500km.
Pare regularmente para descansar, se hidratar e abastecer, recomendo a cada 60 ou 80km

SEGURANÇA

Use um bom capacete, ele é a garantia para sua cabeça e a qualidade da viagem vai depender muito dele, use luvas, que podem ser de couro com proteção (e longas para embutir as mangas da jaqueta), o calor pode ser insuportável em algumas épocas e regiões, mas é importante pilotar com tudo fechado. Viseira sempre fechada, jaqueta fechada até o pescoço, luvas, calça com proteção ou jeans bem grosso.
É legal ter um cadeado com segredo ou um cabo de aço com segredo para o capacete e outro para a jaqueta são convenientes. Estes itens são muito pesados e desajeitados para você entrar carregando tudo em cada parada, em cada posto.
Seja maleável com seus planos. Se a estrada estiver ruim, volte e procure outro caminho. Afinal, ninguém foi viajar pra se machucar ou se acidentar.

TURISMO

Vale a regra normal para viagens: quanto mais você pesquisar antes (lugares, passeios, interesses, curiosidades), mais vai aproveitar e menos micos pagará.
Se for a um passeio com guia, conheça o veículo dele. Não vá em carro velho. Para que se arriscar?

VESTUÁRIO

As roupas ocupam a maior parte da bagagem, leve pouca roupa. Quando achar que a quantidade está ideal, comece a cortar alguns itens.  Como será preciso lavá-las no banheiro do hotel, dê preferência ao dryfit (que seca rápido).

Essas são algumas dicas, que são incontáveis, pois a cada lugar, clima e povo, pode ter uma dica essencial diferente, caso contrário, a viagem perderia a graça.
De mais, ajude os outros na estrada, pois um dia você pode ser aquele que pede ajuda!

E o mais importante: VOLTE PARA CASA. Piloto bom é aquele que chega bem e que volta para casa inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário